Geografia


 Caros colegas de docência,

Com grande prazer iniciamos 2012 com muitos projetos e um pedido dos professores pela Avaliação Institucional era o passeio cultural na Coxilha Rica e Passo Santa Vitória. A todos que nos acompanharam puderam registrar e se encantar com as ondulações campesinas da Coxilha e banhar-se nas águas do rio Pelotas. Dia belíssimo, pôr do sol encantador e paisagem digna de cartão postal.
Abaixo reportagem que está no site da Educação, Revista Expressiva e matéria veiculada nos jornais Correio Lageano e Gazeta Serrana.

Desejo a todos um excelente trabalho para a semana,

Abraços fraternos,
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Nos dia 10 de março, um grupo de professores do Sistema Municipal da Educação de Lages participou de uma viagem cultural à Coxilha Rica e o Passo Santa Vitória com o objetivo de conhecer aspectos históricos, sociais e culturais desta região que fez parte do caminho das tropas no século XVIII e XIX que transitavam entre Viamão e Sorocaba passando pela região de Lages.

Coxilha em espanhol quer dizer terreno levemente ondulado e limpo, e Rica significa bonita. A história e a natureza nos convidam a um tipo de turismo saudável, entre rios límpidos, campos verdejantes cobertos de capim mimoso entremeados de imponentes Araucárias que se projetam azules esverdeados pelas coxilhas, serras, peraus e rios.

O corredor das tropas atravessa toda a Coxilha Rica, serpenteando entre seus vales, fazendas centenárias e corredores de taipas de pedra que se constituem na construção (contínua) mais extensa do Brasil. A saga das tropas, conduzindo milhares de cabeças de gado equino, bovino, muares para o centro do Brasil – Sorocaba e as Minas Gerais durante o ciclo do ouro.

Ao logo do Caminho das Tropas surgiram sedes de fazendas, pousos, cemitérios, igrejas, vilas, povoados e bodegões, como novos espaços de interações sociais, de troca de bens, de informações e mercadorias. Construíram-se, desta forma, as diferentes identidades culturais e étnicas da população da serra catarinense, com índios, brancos, negros, caboclos e eurodescendentes que se fixaram mais ao norte do estado.

No trajeto, ainda é possível ver as marcas do período através da presença única dos “corredores de taipas”. No cenário, pode-se registrar a arquitetura luso-brasileira nas sedes das fazendas, o modo de vida que se revela nas lidas campeiras, na culinária, nas festas, na linguagem, no modo de vestir, na religiosidade, na utilização de ervas medicinais marcando seu modus vivendis .

A divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina é demarcado pelo Rio Pelotas. Nele situa-se o Passo Santa Vitória, posto Alfandegário do Real Caminho de Viamão, tendo na margem esquerda o município de Bom Jesus – RS e na margem direita o município de Lages – SC.

Este Passo aberto em 1733 por Cristóvão Pereira de Abreu foi oficializado em 1772 através da Lei do Império (Coroa Portuguesa) que tinha como finalidade a guarda para contagem de animais e a cobrança de impostos conforme a legislação vigente. Além do controle fiscal, o posto possuía a atribuição militar de barrar a entrada dos castelhanos na região. O Passo Santa Vitória é um local privilegiado de acesso para ambas as margens do Rio Pelotas. Possui lajes de pedra em forma de suave escadaria desde a água, em ambas as margens, além do represamento do rio Pelotas.

Dado a sua importância histórica, o Passo Santa Vitória é considerado patrimônio cultural, sendo tombado por decreto municipal em 1993 pelo município de Lages e, em 1996, pelo município de Bom Jesus. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – tem em seus registros 93 sítios arqueológicos nessa área.

A Coxilha Rica e Passo Santa Vitória além de bonitas também são repletas de memórias históricas oferecendo diferentes atrações naturais, culturais e históricas. E hoje se sabe que um dos fatores que mais atrai turistas no mundo é o turismo histórico, de aventuras, de cavalgadas. Segundo a profª Jussara Castilhos, formadora da Secretaria Municipal da Educação, as viagens culturais fazem parte da Formação Continuada, capacitando professores para aulas dinâmicas, oportunizado por um roteiro cuidadosamente organizado.

Texto: Profª. Jussara Castilhos
Foto: Toninho

Formação Continuada – Secretaria Municipal da Educação de Lages 12/03/2012

GEOGRAFIA

NOVAS TECNOLOGIAS E O ESTUDO DA GEOGRAFIA:


No dia 19 de abril um grupo de professores do Sistema Municipal e Estadual da Educação de Lages, participaram da palestra proferida pelo autor Levon Boligian, com a temática: "Novas Tecnologias e o ensino da Geografia".

O autor de livros didáticos abordou novas metodologias pedagógicas que o professor poderá trabalhar a Geografia Física e Geografia Cultural na sala de aula. Usufruir dos laboratórios de informática disponíveis nas unidades escolares a serviço da educação geográfica serão o diferencial nesta perspectiva educacional.

A palestra realizou-se no auditório da SEML oportunizando reflexão e debate entre os participantes. No término do encontro a Editora Saraiva ofereceu um delicioso coffe break para todos os convidados.




Estimado(a)s Professor(a)es,

A geografia é a ciência que estuda as relações entre a sociedade e a natureza, e analisa como o homem organiza seu espaço na superfície da Terra. Ao organizar o espaço, a sociedade humana altera a natureza, criando e recriando novas formas e arranjos espaciais sob a superfície do globo terrestre.

Por ser uma área do conhecimento que estuda e desvela essas relações, a Geografia tem lugar privilegiado na construção, pelo estudante, do conhecimento do espaço historicamente produzido. E o estudo da Geografia será fator fundamental na formação de um estudante cidadão, na medida em que permitir a ele apropriar-se desse conhecimento e compreender criticamente sua realidade e suas possibilidades de agir na transformação de um mundo com relações mais justas e solidárias.  

A Geografia tem muito a contribuir na formação dos estudantes ao fornecer um conjunto de saberes capaz de lhes servir como instrumental teórico de interpretação do mundo para melhor apreendê-lo e nele atuar.  As atividades que aqui sugeriremos podem ser aplicadas dentro de um projeto pedagógico de cada unidade escolar ou sempre que forem pertinentes a determinados temas que a escola  se propõe a realizar com os estudantes. 

Os blogs escolares têm-se afirmado como um poderoso instrumento para estudantes e professores. Eles podem cumprir, algumas tarefas e ser muito eficazes no processo de ensino/aprendizagem, a saber:
  1. É uma nova forma de comunicação professor/estudante muito útil, sobretudo em disciplinas com reduzida carga horária semanal;
  2. Pode ser mais um instrumento de estudo e de apoio às aulas;
  3. Pode ser uma forma muito eficar para a motivação dos estudantes, para as diferentes unidades temáticos e/ou disciplina;
  4. Não requer muitos recursos da Escola
Disponibilizaremos textos, sites, dicas de filmes e materiais que serão úteis a prática pedagógica do professor e que nosso estudante possa enriquecer o aprendizado e resignificar o apreendido.

Saudações geográficas,

Jussara Castilhos
Profª Formadora