Educação Infantil

EDUC. INFANTIL


PROJETO FORMAÇÃO CONTINUADA
          Apesar da dimensão do desafio, o país descobriu que o trabalho com a infância é determinante para o desenvolvimento integral do ser humano e, por isso, vivemos uma fase de profunda reformulação quanto à formação de educadores infantis. Em 1996 a LDB determinou, em seu artigo 62, que para atuar na educação básica é essencial que o professor possua nível superior e que no prazo de dez anos somente professores habilitados em nível superior serão admitidos. (ANTUNES, 2004, p.17)

A Prefeitura do Município de Lages, através da Secretaria da Educação, possui uma política de Formação de Professores que se dá com Capacitações Continuadas, processo este que contribuiu na melhoria da qualidade de nossos professores e no processo ensino aprendizagem, que está assegurada no artigo 37, da Lei Complementar nº 107, de 23 de dezembro de 1998, estando de acordo com a Lei nº9394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
No ano de 2010 a Secretaria da Educação Municipal, iniciou uma nova proposta de um trabalho mais significativo na linha da formação de Professores da Educação Infantil: em serviço; pois compreendemos o professor como responsável pelo ato de formar-se. A formação continuada é uma necessidade inerente a sua profissão e deve fazer parte de um processo de permanente desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. Pensamos em uma formação que não passe apenas pelo acúmulo de recursos, palestras e técnicas, mas através de um trabalho de reflexão crítica sobre as práticas e (re) construção contínua de uma identidade pessoal.
Esta formação vem sendo realizada de forma centralizada e descentralizada. O objetivo primordial da formação centralizada é implementar ações que promovam aprendizagem significativa por meio de uma ação e prática pedagógica que atenda os pressupostos nos quais se pauta o projeto da educação. Propõe-se a auxiliar na superação das limitações verificadas no âmbito da formação inicial, atendendo as demandas em relação à prática pedagógica da sala de aula e de projetos educativos. É organizada com vistas a garantir a transposição dos pressupostos teórico-metodológicos que sustentam a proposta curricular. Tem, também, por objetivo a valorização do profissional através do aperfeiçoamento em serviço, onde o foco é instrumentalizá-los com técnicas, metodologias e conhecimentos de modo a transformar os conceitos/conteúdos do ensino em atividades significativas de aprendizagem para todos(as). Seminários, palestras, oficinas, grupos de estudos, reuniões, grupos de formação por área de conhecimento ou etapa de ensino, ciclos de formação sobre temas específicos, têm caracterizado a sua organização.
A formação descentralizada visa à reflexão da demanda de cada unidade. Para tanto, as unidades educativas já contam com momentos de estudo no calendário escolar (Paradas Pedagógicas) assegurando, entretanto, o tempo letivo previsto na legislação vigente. Esta formação é acompanhada pelos Orientadores e pelo Setor de Educação Infantil, através da assessoria técnica e pedagógica, junto às unidades educativas. A assessoria pauta-se no acompanhamento da materialização dos pressupostos teóricos metodológicos e dos projetos educativos de cada unidade escolar, com vistas a assegurar que todas as crianças tenham a possibilidade de aprendizagens que concorrem para a cidadania.
O caminho não é fácil, entretanto, faz-se necessário ressignificar a identidade do professor especialmente na Educação Infantil. Pois entendemos que ser professor requer saberes e conhecimentos científicos, pedagógicos, educacionais, sensibilidade, intuição, indagações, teoria e criatividade para encarar situações ambíguas e incertas, mas onde o Cuidar e o Educar caminham sempre juntos.