Artes

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ARTE - SEML:

Oportunizar a Formação Continuada como um espaço de discussão, reflexão e socialização dos fundamentos, teorias e práticas acerca da área das ARTE, como forma de:
  • Discorrer uma ação integrada e articulada, entre o pensar uma concepção de educação e os conhecimentos de ARTE.
  • Estabelecer consonância com a Proposta Curricular Municipal de Arte, entre os documentos norteadores da área artística (PCN) e a realidade do seu ensino; relacionando a teoria e prática, com vistas ao aperfeiçoamento da PRÁXIS.
  • Socializar os saberes e práticas produzidos entre os professores de Artes, nos diversos níveis do Ensino Fundamental – anos Iniciais e Finais.


"A arte não reproduz o que vemos. Ela nos faz ver."
(Paul Klee)



Provocando uma discussão inicial...

O CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE ARTE


No cotidiano escolar, a CULTURA é muitas vezes associada ao que é local, pitoresco, folclórico, bem como ao divertimento ou lazer; enquanto o CONHECIMENTO é freqüentemente associado a um inalcançável saber, relacionado a disciplinas de maior importancia.
Durante muitos anos, o ensino de ARTE se resumiu a tarefas pouco criativas e marcadamente repetitivas. Desvalorizadas na grade curricular, as aulas dificilmente tinham continuidade ao longo do ano letivo. Segundo Rosa Iavelberg "As atividades iam desde ligar pontos até copiar formas geométricas" .

Fotografia, pintura, desenho, música, escultura, gravura, teatro, dança, tecelagem, vídeo, instalação, grafite...

       são expressões artísticas com características próprias, que precisam ser discutidas, apreciadas, contextualizada e praticada com os estudantes, para que a ARTE possa auxiliar no desenvolvimento de um  olhar voltado ao âmbito cultural, onde os conhecimentos estéticos, antropológicos, históricos e científicos estejam a serviço de uma compreensão de ARTE que vá além das aparências ou do simples “gostei” ou “não gostei”. 

Em termos de Proposta Curricular de ARTE, desde 2006 na SEML estabeleceu-se uma proposta pedagógica, onde professores (SEML) e estagiários (UNIPLAC) de Arte repensaram juntos o que poderia ser mais significativo no processo de ensino e de aprendizagem em Arte, respeitando as diferenças e especificidades locais; bem como os Parâmetros Nacionais, Estaduais e embasados na filosofia do projeto "Conhecer".
Esta proposta vem de certa forma orientando as práticas educativas e pedagógicas dos profissionais da área de Artes, na educação municipal; seguindo as orientações nacionais e dos nossos encontros de Formação Continuada. No que preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, p.19) a respeito do ensino da Arte na educação básica brasileira:

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracteriza um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.
Portanto, há que se questionar e repensar ainda mais esse caminho curricular, seus significados e sentidos, de forma que um projeto pedagógico em Artes venha cada vez mais  favorecer estudantes e professores, devendo modificar-se a cada tempo sobre o que a sociedade está criando, realizando, vivendo.

Assim, um currículo em Artes, traz em si alguns questionamentos, que podem ser traduzidos na seguinte forma:


- “Que tipo de conhecimento caracteriza a Arte?”
- “Qual a função da Arte na sociedade?”
- “Qual a contribuição especifica que a Arte traz para a educação do  ser humano?”
- “Como as contribuições da Arte podem ser significativas e vivas dentro da escola?”
 e  ainda...
- “Como se aprende a criar, experimentar e compreender a Arte e qual a função do professor nesse processo?”.


             PROPOSTA CURRICULAR MUNICIPAL EM ARTE - SEML:
(clique na opção desejada)
Educação Infantil
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano

Mas para que possamos realmente significar o ensino de ARTE, no Sistema Municipal de Educação e na educação em geral, alguns questionamentos iniciais são preponderantes para começarmos a fundamentar nossa atividade pedagógica: Um pouco de tais respostas podem ser encontradas com maior emoção neste vídeo!

Aprecie! Emocione! Reflita!

video - A Dança da Educação

Contudo, para fortalecermos o Ensino de Arte, na educação, e em nosso município, de forma significativa e principalmente como forma de acesso à cultura  torna-se fundamental também uma série de parcerias, dentre elas citamos:
 o Projeto Arte na Escola - UNIPLAC,
os Projetos de Cultura - SESC,
os Museus Thiago de Castro e Malinverni Filho,
a Fundação Cultural de Lages,
a Associação de Artistas Plásticos Lageanos - APAP,
e a nossa comunidade de artistas e artesões em geral.

Nossas Parcerias ...
PARCERIA COM O PROJETO ARTE NA ESCOLA - UNIPLAC
Essa parceria visa estreitar uma maior articulação entre o Pólo Arte na Escola e “toda comunidade de professores de ARTES  do município de Lages e adjacências. Informamos que em 2011, o projeto Arte na Escola está ampliando as discussões tanto para Artes Visuais quanto para Música, buscando as respostas necessárias para a implementação da área de concentração Música e os estudos de uma Organização  Curricular nessas respectivas áreas.
Abaixo cronograma de encontros do Projeto Arte na Escola, o qual realiza-se toda primeira quarta-feira do mês, nas dependências da UNIPLAC, sala 2214, das 14h às 17h, sob a coordenação da professora Nanci Alves da Rosa - Polo Arte na Escola - Lages.

06 de abril -  Memórias e realidade do ensino  de Musica e Artes Visuais no  Ensino de Arte.
Ministrantes: Maira Cruz  e Mauro Cislaghi
 04 de maio - DVD: Pós modernidade –
Oficina de Arte/Contemporânea.
Ministrante:Luciane HeincKmaier
 01 de junho - DVD: O Universo a Arte –  Fayga Ostrower
 Oficina de Artes/Plásticas
 Ministrante : Marlete Palhano
 06 de julho - Socialização dos Projetos de estágio.
Ministrantes: acadêmicos (as)  7º semestre – Curso Arte-Educação
Artes Visuais e Música
03 de agosto - DVD: Encontro: Um processo de Alfabetização estético visual.
Historia da estética.
Ministrante: Nanci Rosa
07 de setembro – (será feriado, combinar data)
DVD Musica nas esferas - Oficina de Artes/Musica
Ministrantes: Patrick e Luiz Augusto de Medeiros
05 de outubro  DVD: Toque revelador.
Libras nas aulas de Arte. – construção de materiais para estudantes com necessidades  especiais.
Ministrante:  Lenice C. Rigon Boscato
 02 de novembro - (será feriado, combinar data)
Seminário de Arte na Educação da Serra Catarinense: Arte na escola em discussão
Ministrante: Maira Cruz
 07 de dezembro - Oficina de Artes/Cinema
Ministrante: Fernando Leão.
Atividades de Encerramento

 Participe!


PARCERIA COM O SESC- LAGES.

O SESC dispõe de uma programação cultural que contempla diversas formas de pensar e sentir. Com o objetivo de inserir e integrar pessoas e grupos de diferentes idades e estratos sociais ao universo cultural, compreende que Cultura não é apenas o folclore, os usos e os costumes de uma comunidade que produz significados estéticos de forma desvinculada das questões sociais, econômicas e políticas. Mas sim articula-se junto a um conceito de cultura que amplia-se na construção permanente dos artistas, intelectuais e de seu povo, protagonistas culturais.Com um programa consistente e ativo, o SESC atua na geração do conhecimento, acessibilidade à  todas as linguagens artísticas e no incentivo e difusão da produção cultural
Principais Projetos de Cultura do SESC : Artes Cênicas, Literatura, Artes Visuais, Música, Palco Giratório, Cinema.
Confira a programação mensal pelo site: http://www.sesc-sc.com.br/cultura/?c=index ou pelo fone:(49) 3222-3936 - técnico de Cultura - Rudimar Cifuentes.

MOSTRA DE ARTE SESC - PARA SEMPRE ( ou o que resta)
Na formação do mês de junho, os professores de Artes puderam apreciar a Mostra de Artes Visuais - PARA SEMPRE ( ou o que resta), que está em exposição no SESC, de 06/06 a 30/06/2011, das 08h às 11h e das 13h às 18h, com visita monitorada para as escolas.

A exposição fotográfica "PARA SEMPRE" reúne o trabalho de treze artistas catarinenses, que dialogam entre si à medida que discutem os caminhos e desafios da linguagem fotográfica no campo das artes visuais. Numa curadoria de Fabiana Wielewicki, "PARA SEMPRE" retrata a metáfora gasta da idéia de eternidade, onde a fotografia mostra no presente o passado, ou seja, a impermanência das coisas sob o mote da linguagem fotografica.

Nossa visita...
Recepção e monitoria de Rudimar Cifuentes - SESC

Apreciando trabalho de Celso Peixoto ...

                                                     "Pele", fotografia de Rosa Werner, 2008.

Como parte da programação da Mostra Para Sempre (ou o que resta) tivemos a belíssima apresentação do artista Franzoi, que  além de ter um de seus trabalhos fotográficos na Mostra apresentou na EMEB Santa Helena sua performance "Aprender a aprender...Aprender a desaprender...para ser"

        Franzoi, Rudi, Angela e a gestora Laura


 Também nos dias 16 e 17 de junho foi realizado nas EMEBs Santa Helena e Juscelino Jubitschek a oficina "Fotografia e Possibilidades" com a artista Julia Amaral.



MOSTRAS DE ARTE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS...

V Mostra de Arte 2010 - SEML


Apreciem o convite da EMEB Manoel Thiago de Castro, cujos trabalhos foram elaborados nas aulas de Arte, coordenados pela professora Francis Waldrigues.



VIAGEM BIENAL
  8ª Bienal do Mercosul - Ensaios de Geopoética
A 8ª edição da Bienal do Mercosul - Ensaios de Geopoética tem como tema o território e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística.
Reuniu 107 artistas de 34 países que trataram de tópicos relevantes para a discussão: mapeamento, colonização, fronteira, aduana, alianças transnacionais, construções geopolíticas, localidade, viajantes científicos, nação e política
Data: 10 setembro à 15 novembro
Local: Armazéns A4, A5 e A6 do Cais do Porto
ü  Geopoéticas e Cadernos de Viagem- no Cais do Porto,
ü  Além Fronteiras, no MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul –
ü  exposição do artista homenageado, o chileno Eugenio Dittborn, no Santander Cultural.
ü  Outros nove locais do centro da Capital abrigarão a exposição Cidade Não Vista, que vai chamar a atenção para lugares que habitualmente não são percebidos pela população.

Nos dias 23 e 24 de setembro um grupo de 25 professores de Arte realizou uma viagem de estudos com destino a Porto Alegre - RS, articulando licenciados, acadêmicos e integrantes do Pólo Arte na Escola/UNIPLAC. Teve como programação a visitação na 8ª Bienal do Mercosul, cujo tema  é “ENSAIOS DE GEOPOÉTICA”, distribuída nos espaços do Armazém do Cais do Porto, Santander Cultura e MARGS - Museu de Artes do Rio Grande do Sul. O tema de 2011 se refere às diversas formas que os artistas propõem para definir o território, a partir das perspectivas: geográfica, política e cultural. As obras têm inspiração nas tensões entre territórios locais e transnacionais, entre construções políticas e circunstâncias geográficas, nas rotas de circulação e intercâmbio de capital simbólico.








Outro momento da viagem de estudos constou da participação dos professores de Artes no I EGEAE - Encontro de grupos de Estudo Arte na Escola, recepcionados na Reitoria da UFRGS, com intensa programação de palestras de renomadas personalidades na área, bem como a socialização de Relatos de Experiência em sala de aula. Todo esse coletivo de aprendizagens são fundamentais na formação continuada dos professores de Arte, constituindo um elo fundamental entre o âmbito da Arte e seu ensino.
A programação estendeu-se à Fundação do artista Rio grandense Iberê Camargo, com a exposição “A Linha Incontornável: desenhos de Iberê Camargo” e a Mostra de “Joaquín Torres Garcia: geometria, criação, proporção” um dos expoentes da arte latino-americana e internacional.
BIENAL DO LIVRO - 2011

 19 à 25 de setembro – Centro Serra – Lages/SC
Tema: DIVERSIDADE E TECNOLOGIA
Participação dos professores de Arte – SEML numa proposta de decoração com materiais reciclados “ÀRVORE DAS PALAVRAS”.
Atividade: Construir com os estudantes uma árvore de material reciclado (papelão), dupla, com a metragem de 2m altura e 1.20 largura.
 Na sua copa colar materiais organizados de forma harmônica e estética, criando uma “espécie” de árvore. Ex: somente com caixas de diferentes tamanhos, cores, formas. Outra só de rótulos de embalagens. Ou somente de potes de embalagens....
Não deve receber interferência de tinta, objetos bem cortadinhos”....
Registrar a construção da árvore com a sua turma e gravar em CD (para apresentar no evento), enviando junto com a árvore para o Instituto José Pascoal Baggio (anexo Correio Lageano) até dia 15/09/2011, com a Edite ou Barbara.
Embalar as árvores para não sujar no transporte.
Colocar justaposto no tronco uma placa com identificação de escola.
Pode ser mais de uma árvore por escola.


Lembrando que está aberto o CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LAGES, Edital PML01/2011.
As inscrições estão abertas até dia 13/10/2011, no site do IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal, disponível no site  http://www.ibam-concursos.org.br/documento.asp?cod=4, ou pelo site do SIMPROEL disponível em http://www.guiamais.com.br/ ou  www.blogsimproel.com.br/.

 PARTICIPEM E PRESTIGIEM !